Domingo, 20 de Junho de 2021 20:07
71992727997
Saúde UM REMÉDIO

Hipertensos podem apresentar receita de só um remédio em SP

Quem não souber tipo de hipertensão ainda pode ser vacinado contra a covid-19 desde que mostre exame ou relatório médico

09/06/2021 15h26
Por: Redação: V.M.R.E Fonte: R7.COM
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Para facilitar a vacinação de hipertensos na campanha de imunização contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo passou a exigir a receita de apenas um medicamento usado para o tratamento ou ainda os outros tipo de comprovantes.

A recomendação do Ministério da Saúde é a de que portadores de hipertensão arterial sistêmica só poderiam receber a vacina se fizessem uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes.

Além disso, segundo a secretaria, pessoas que não souberem especificar seu tipo de hipertensão ainda podem ser vacinadas, desde que apresentem algum comprovante como exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, com o registro do médico com data de emissão máxima de 2 anos.

“Tendo em vista a complexidade da avaliação do grupo Hipertensão Arterial Resistente, nos casos de dificuldades do paciente para a descrição da comorbidade, deve se proceder com a vacinação considerando um dos comprovantes de condição de risco”, diz a secretaria por meio de nota.

Os tipos de hipertensão previstos para a vacinação em São Paulo:

- Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS): qualquer indivíduo hipertenso em uso de um ou mais medicamentos;
- Hipertensão pulmonar: hipertensão pulmonar primária ou secundária
- Cardiopatia hipertensiva

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias