Sexta, 17 de Setembro de 2021 20:23
71996807374
Saúde AMAZONAS

Ao lado do ministro Marcelo Queiroga, secretário Anoar Samad participa da assinatura de portarias para fortalecimento da atenção básica no interior

A partir dessa iniciativa, municípios do estado receberão novas unidades de saúde, equipes e estrutura para reforçar a atenção primária.

11/09/2021 19h05 Atualizada há 6 dias
Por: Redação: V.M.R.C Fonte: Secom Amazonas
Secretário de Estado de Saúde, dr. Anoar Samad, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga - FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM
Secretário de Estado de Saúde, dr. Anoar Samad, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga - FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

O secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Dr. Anoar Samad, acompanhou, na manhã deste sábado (11/09), a visita do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Dr. Antônio Levino, que está ancorada na comunidade Bela Vista do Jaraqui, na zona rural de Manaus, e as assinaturas de portarias ministeriais que reforçam a Atenção Primária à Saúde em municípios do Amazonas.

Durante a solenidade, foram assinadas portarias do Ministério da Saúde de fomento à Política Nacional de Saúde dos Adolescentes; de custeio da UBSF dos municípios de Caapiranga, Ipiranga e Manicoré; e de investimento na Estratégia de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR) de Manicoré e Tabatinga. A partir dessa iniciativa, municípios do estado receberão novas unidades de saúde, equipes e estrutura para reforçar a atenção primária.

Anoar Samad ressaltou a importância dessas três portarias para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) no Amazonas e agradeceu o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, pelo envio contínuo de doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo o médico, desde que iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19, não faltou vacina no estado.

“Todo o Estado do Amazonas quer agradecer muito por jamais ter deixado faltar vacina. Temos lutado diurtunamente. O Governo do Amazonas tem realizado mutirões de vacinação para aumentar a cobertura vacinal no estado, e estamos trabalhando para melhorar a saúde do povo amazonense”, declarou o secretário e médico durante a solenidade de assinatura das portarias.

O secretário Executivo de Assistência da Capital, Jani Kenta Iwata; a secretária executiva Adjunta de Políticas de Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud; o prefeito de Manaus, David Almeida; e a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe participaram da agenda com o Ministro da Saúde. A comitiva ministerial é formada também pelos secretários de atenção primária, Rafael Câmara, e de vigilância sanitária em saúde, Arnaldo Medeiros.

Visita ao Hospital Delphina Aziz 

Na tarde deste sábado, a comitiva participará de uma visita técnica ao Hospital Delphina Aziz, unidade de referência no tratamento de Covid-19 no estado, e de uma apresentação do avanço da vacinação e das ações de enfrentamento ao novo coronavírus no Amazonas. Em todo o estado, 3.488.593 doses de vacina foram aplicadas até sexta-feira (10/09), sendo 2.394.549 de primeira dose, 1.047.787 de segunda dose e 46.257 de dose única.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias