Sexta, 17 de Setembro de 2021 19:35
71996807374
Política CANDEIAS

Prefeito Pitágoras recebe profissionais do Programa Cuidando em Casa

O Programa conta a equipe multidisciplinar de atenção domiciliar em Candeias, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social, e a equipe de apoio com nutricionista, fiosterapeuta e fonoaudiólogo. Além disso, com um cirurgião dentista, que realiza procedimentos nas residências através do equipamento portátil.

13/09/2021 10h14 Atualizada há 4 dias
Por: Redação: V.M.R.C Fonte: Ascom/PMCandeias
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Aconteceu na segunda-feira (30/08), na Prefeitura de Candeias, uma reunião com profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar da Secretaria Municipal da Saúde. Em 2017, a Prefeitura de Candeias instituiu o Programa “Cuidando em Casa”, visando o cuidado e a atenção de pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção, que precisam de cuidados contínuos no município.

No início deste ano, o programa passou por processo de aperfeiçoamento e ampliação, e vai focar na capacitação dos cuidadores deste público, se adaptando aos moldes da Política de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde. Os Cuidadores, segundo dispõe a Portaria de Consolidação nº 5/2017, são pessoas, com ou sem vínculo familiar com o usuário, aptas para auxiliá-lo em suas necessidades e atividades da vida cotidiana e que, dependendo da condição funcional e clínica do usuário, deverão estar presentes no atendimento domiciliar, sendo capacitadas para atender as devidas necessidades.

O acompanhamento destas pessoas acontece através do encaminhamento das UBS (Postos de Saúde da Família) ou, identificando a necessidade, a equipe do Cuidando em Casa realiza a visita e cadastra o paciente no Serviço; na visita é realizada a análise e avaliação do paciente, além de verificar a necessidade de assistir  ao  paciente com equipamentos como cadeiras de rodas e de banho, cama hospitalar, fraldas geriátricas, curativos especiais e medicamentos, sendo esta oferta um grande diferencial de Candeias, em relação à atenção domiciliar de outras cidades.

O Prefeito Dr. Pitágoras anunciou a aquisição de novos equipamentos, além de um novo veículo que ficará à disposição da equipe, “Este programa atende moradores que possuem dificuldades de mobilidades levando assistência e cuidado aos que mais necessitam, por isto ampliaremos através de mais equipamentos para atender a nossa população”, afirmou o gestor.

O Programa conta a equipe multidisciplinar de atenção domiciliar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social, e a equipe de apoio com nutricionista, fiosterapeuta e fonoaudiólogo. Além disso, com um cirurgião dentista, que realiza procedimentos nas residências através do equipamento portátil.

Com informações da Sesau – PMC.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias