Sexta, 17 de Setembro de 2021 19:27
71996807374
Geral Pará

TerPaz leva projeto de formação e liderança para jovens da Cabanagem

A Fundação ParáPaz realizou a aula inaugural do projeto “Escola de Formação e Liderança para a Juventude”, na manhã desta terça-feira (14), no bairro da Cabanagem, em Belém, um dos sete bairros atendidos pelo programa Territórios Pela Paz...

15/09/2021 12h25
Por: Redação: V.M.R.C Fonte: Secom Pará

A Fundação ParáPaz realizou a aula inaugural do projeto “Escola de Formação e Liderança para a Juventude”, na manhã desta terça-feira (14), no bairro da Cabanagem, em Belém, um dos sete bairros atendidos pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado. 

Cerca de 40 adolescentes e jovens, entre 14 e 29 anos, participam do projeto que oferecerá ações direcionadas para fortalecer a cidadania, orientar à formação profissional, contribuindo para os laços comunitários e o protagonismo juvenil.

“Eu estava um tempo sem fazer nada, veio a pandemia e não pude fazer mais nenhum curso, que bom que apareceu esse projeto, estou gostando, sempre é bom ter novos conhecimentos”, disse o estudante, Marcos Wilson, de 17 anos.

A assistente social, Isabela Maia, coordenadora substituta do polo ParáPaz na Cabanagem, disse que o projeto também se preocupa com a inserção do segmento jovem no mercado. “Nós estamos formando todos esses jovens para serem líderes dos seus próprios territórios, vamos abordar os direitos que eles possuem e provocar as esferas estaduais, municipais e as lideranças para que eles possam usufruir dos direitos que lhes são favoráveis”, disse ela.

Durante a aula inaugural, os jovens puderam usufruir de projetos da Fundação ParáPaz, como o “Espaços Abertos” que oferece atividades de interação social a partir do entretenimento e lazer. 

Os meninos e meninas brincaram de tênis de mesa, jogos de tabuleiros e xadrez. Também tiveram acesso ao “Balcão da juventude”, com serviços básicos de elaboração de currículo, teste vocacional, emissão da carteira do ID Jovem, emissão do Número de Identificação Social (NIS), da carteira de trabalho, impressão de cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e de CPF, além de orientação e cadastro no e-Título.

“Quero ter uma experiência e uma orientação profissional, eu tenho um sonho de fazer medicina ou direito, também gosto da área da administração, então vejo que esse projeto vai me ajudar muito, além disso, eu vou aproveitar para tirar minha carteira de trabalho e o ID Jovem”, contou Yasmim Barbosa, de 17 anos.

De acordo com a gestora do TerPaz na Cabanagem, Ivanilda Vieira, ações como essa vão fortalecer as lideranças comunitárias e despertar a consciência coletiva dos jovens. O próximo território a receber o “Escola de Formação e Liderança para a Juventude” será o bairro Guamá, na Escola Barão de Igarapé-Miri, na Passagem Barão de Mamoré, 767. Outros territórios também serão beneficiados, em breve.

Por Paulo Garcia (SEAC)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias