Domingo, 17 de Outubro de 2021 10:42
71996807374
Geral Paraná

Governo inicia obras de mais um centro de apoio psicológico a servidores da Segurança

A nova unidade, em Curitiba, visa melhorar o atendimento com intuito de prevenir e cuidar da saúde mental de policiais militares e civis, bombeiros...

14/10/2021 19h25
Por: Redação: V.M.R.C Fonte: Secom Paraná
© SESP-PR
© SESP-PR

Estão em andamento as obras para um novo Centro de Apoio Psicológico do programa Prumos, da secretaria estadual da Segurança Pública. A nova unidade, em Curitiba, visa melhorar o atendimento com intuito de prevenir e cuidar da saúde mental de policiais militares e civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e peritos oficiais, além de seus familiares.

A obra tem orçamento inicial de R$ 335 mil e será custeada com recursos da secretaria, previstos para esta ação. A previsão de entrega é de cinco meses (150 dias), contados a partir da data da ordem de serviço, que foi assinada em 26 de julho de 2021. O novo centro será na Avenida Edgard Stellfeld, no Jardim Social. Com a entrega do novo prédio do Centro de Apoio Psicológico, Curitiba terá duas unidades do Prumos, pois a unidade do bairro São Francisco continuará funcionando.

O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, disse que as obras do novo centro foram planejadas estrategicamente para aprimorar esse tipo de atendimento aos profissionais da segurança pública do Paraná.

“A implantação dos serviços do programa Prumos continua avançando no Paraná e logo entregaremos este novo prédio, com uma estrutura mais ampla para prestar os serviços de saúde mental aos nossos profissionais, que estão expostos ao estresse e ao cansaço emocional. Estamos expandindo o trabalho e temos alcançado bons resultados, com policiais mais preparados para desenvolverem suas atribuições”, afirmou.

ESPAÇOS- O novo centro terá infraestrutura com espaços adequados aos servidores, com um atendimento mais humanizado. Serão 11 salas de atendimento individuais e também áreas para trabalhos terapêuticos em grupos.

Para a coordenadora estadual do programa, Patrícia Manica, o segundo centro de apoio psicológico em Curitiba é uma oportunidade de ampliar o serviço e com a perspectiva de atender um número maior de pessoas. “A nossa intenção com o local novo é ter mais uma sede que ofereça um espaço acolhedor e que garanta a qualidade do programa em um imóvel próprio, com características que ajudam no desenvolvimento de outras formas de atendimento. Acreditamos que mais um espaço do Prumos em Curitiba é uma oportunidade de mais serviço e de ampliação do programa na cidade”.

PRUMOS– O programa, que atende todo o Estado, foi criado pela Secretaria da Segurança Pública, por meio da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos. O objetivo é oferecer suporte à saúde mental dos policiais militares e civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e peritos oficiais, além se seus familiares.

Por ficarem expostos a situações de violência, estresse e pressão, eles precisam de acompanhamento adequado para manter o equilíbrio emocional e garantir o pleno desenvolvimento de suas atividades.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias