Quinta, 02 de Dezembro de 2021 13:14
71996807374
Geral Espírito Santo

Governo do Estado divulga datas para pagamento do IPVA 2022

Cota única ou primeira parcela do IPVA de veículos leves vai vencer em abril de 2022, seja qual for o final da placa.

25/11/2021 20h00
Por: Redação: V.M.R.C Fonte: Secom Espírito Santo

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou, nesta quinta-feira (25), o calendário de vencimento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) 2022. A cota única ou a primeira parcela do IPVA de veículos leves vai vencer em abril de 2022, seja qual for o final da placa. Já o calendário de vencimentos de veículos pesados vai ter início no mês de março (placas com final 1 ou 2). O decreto nº 5.016-R, com o detalhamento das datas, foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Ao divulgar o calendário de vencimento do IPVA com antecedência, a Sefaz permite que os contribuintes possam organizar as finanças. É importante destacar que não está previsto para 2022 o pagamento, sem juros e multas, durante o segundo semestre, como aconteceu em 2021 por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Em dezembro, uma nova publicação do Governo do Estado vai informar quais os valores a serem pagos.

Os contribuintes que efetuarem o pagamento em cota única até a data do vencimento vão ter 5% de desconto. Os proprietários de veículos leves vão poder parcelar o IPVA em quatro vezes. Já os proprietários de veículos pesados vão poder dividir o IPVA em duas parcelas. 

Boletos

Os boletos vão estar disponíveis pela Internet, a partir de janeiro de 2022, não sendo mais encaminhados para o endereço dos contribuintes. A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser feita acessando o site da Sefaz ou do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Porém, não é preciso imprimir para que o pagamento seja realizado. 

Usuários de Internet Banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitar. Se preferir, o contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de preferência. Os clientes Banestes têm uma comodidade a mais, podendo realizar consultas e pagamentos do IPVA e de multas de veículos do Espírito Santo direto no Aplicativo Banestes e no Internet Banking.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias