Domingo, 08 de Dezembro de 2024 03:58
71996807374
Especiais AÇÃO VOLUNTÁRIA

Uma obra de construção que tem voluntários dá prioridade à segurança dos trabalhadores

Os 40 voluntários que trabalham todos os dias na construção do Salão do Reino em Candeias.

16/08/2024 12h22 Atualizada há 4 meses
Por: Redação: V.M.R.C Fonte: Redação: Virou Manchete
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

É comum que o canteiro de obras de uma construção tenha riscos de acidentes e de ferimentos. Embora esses perigos existam no canteiro de obras do novo Salão do Reino de uma entidade evangélica, em Candeias, região metropolitana de Salvador. São situações que raramente acontecem. Por quê? É preciso se preocupar tanto com a segurança e com a proteção à vida, que estabeleceram a meta de zero acidente. Como isso é possível?

                                              

Primeiro, os voluntários que trabalham na obra, homens e mulheres, recebem treinamento para saber como usar os equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacete, óculos de segurança e botas. Eles são orientados a nunca entrar no canteiro sem o EPI. Além disso, só pessoas treinadas podem usar ferramentas de alto risco.

Os voluntários também são orientados a estarem atentos para prever possíveis situações perigosas. Um dos coordenadores da obra, Renato Santos, explica: "Antes de começarmos o trabalho, costumamos fazer uma avaliação geral de riscos que poderíamos encontrar durante o dia e o que fazer para preveni-los, além disso durante cada atividade procuramos manter o local que trabalho está sendo realizado limpo e organizado fazer isso tem nos ajudado a evitar acidentes, principalmente acidentes graves.”

                                                  

Os 40 voluntários que trabalham todos os dias na construção do Salão do Reino, encaram a segurança como uma responsabilidade pessoal de cada um. Uma das voluntárias, Susan Sales, comenta: "Muitas vezes nas construções em geral, observamos que a prioridade é que o trabalho seja realizado no prazo, não importando os riscos ou até consequências. Mas nos projetos de construções das Testemunhas de Jeová, imitamos nosso Criador e encaramos como preciosa, a vida de cada voluntário. A prioridade é a segurança."

 

Tadeu Novaes encarregado da obra disse: "Todos os voluntários recebem treinamento para realizar as tarefas com segurança, usando os equipamentos de proteção individual apropriados. Isso os ajuda a cumprir a meta de zero acidentes. Além disso só pessoas treinadas podem usar ferramentas elétricas e certificamos que todos os voluntários estejam usando os EPIs adequado para o trabalho que executará, tudo isso contribui para um ambiente seguro.”

No mundo todo, as Testemunhas de Jeová realizam reuniões em mais de 118 mil congregações — mais de 12 mil delas no Brasil. Para encontrar um local de reuniões perto de você, clique em “Reuniões” na aba “Quem Somos” do jw.org, o site oficial das Testemunhas de Jeová.

O Salão do Reino terá 160 m² e capacidade para 112 pessoas. A obra está prevista para terminar em agosto de 2024, após dias de trabalho. Toda a comunidade está convidada para assistir às reuniões semanais de estudo da Bíblia no novo prédio, assim que ele ficar pronto.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
PriscilaHá 4 meses Salvador Maravilha! ???? ????????
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias