O Bahia está garantido na fase de grupos da Copa Libertadores da América após 36 anos! Nesta quinta (13/03), o Esquadrão eliminou o Boston River, vencendo por 1 a 0, com gol de Jean Lucas, aos 13 minutos do 2º tempo, conquistando um lugar na sequência da competição continental pela 4ª vez na sua história.
VEJA OS MELHORES MOMENTOS E O GOL
Com a vaga garantida na Libertadores, o Tricolor de Aço, enquanto aguarda o sorteio da Conmebol, agora volta suas atenções para o Ba-Vi de domingo (16/03), pela ida da final do Campeonato Baiano, às 18h.
Vale lembrar que o Bahia foi o primeiro clube brasileiro a participar da Libertadores da América, quando conquistou a vaga pelo título que ganhou na Taça Brasil de 1959, em cima do Santos de Pelé, no Maracanã. Depois disputou essa competição continental em 1964 e 1989, onde agora, em 2025, soma quatro vezes.
O primeiro tempo foi marcado por amplo domínio do Bahia em termos de posse de bola e em chances criadas, fazendo com que o goleiro adversário se tornasse no principal jogador do Boston River em campo.
Everton Ribeiro e Jean Lucas foram os primeiros a arriscar em gol e parar no goleiro Bruno Antúnez. Lucho Rodríguez e Ademir também tiveram grandes chances, mas não conseguiram abrir o placar antes do intervalo.
Por sua vez, os uruguaios levaram grande perigo em finalização após cruzamento para a grande área.
Após o intervalo, o Bahia manteve a postura dominante em campo, tentando trabalhar a bola no campo ofensivo e invadir a área adversária, enquanto o River apostava em contra-golpes ou finalizações de fora da área para levar perigo.
Aos 13 minutos, o gol tricolor aconteceu! Após cruzamento que partiu do lado esquerdo, Jean Lucas cabeceou para balançar as redes e abrir o placar.
Com um gol de vantagem, o Esquadrão diminuiu a intensidade ofensiva para se preocupar mais em manter o resultado. Dessa forma, evitava se lançar ao ataque sem estar protegido defensivamente.
Mesmo desesperado em busca do gol de empate, o time uruguaio esbarrava na solidez defensiva tricolor ao longo da segunda etapa. Ao fim da partida, a classificação se confirmou!
Nos minutos finais, o duelo ficou aberto, com o Boston River se lançando ao ataque. Mas o Bahia conseguiu suportar bem e ao apito final comemorou a classificação.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1x0 Boston River - Copa Libertadores (3ª fase - volta)
Bahia: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, Ramos Mingo e Luciano Juba (Iago Borduchi); Caio Alexandre, Jean Lucas (Erick) e Everton Ribeiro (Cauly); Ademir (Michel Araújo), Lucho e Erick Pulga (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.
Boston River: Bruno Antúnez, Juan Acosta, Richard González, Gerónimo Bortagaray e Fredy Martínez; Mauricio Vera (Perez), Baltasar Barcia (Anello), Agustín Amado (Muñoa) e Felipe Chiappini (Rodríguez); Valentín Adamo (Alexander González) e Guillermo López. Técnico: Jádson Vieira.
Local: Fonte Nova