Quinta, 17 de Julho de 2025 09:17
71996807374
Camaçari CAMAFORRÓ 2025

Abertura do Camaforró 2025 reúne talento de artistas locais e nacionais no palco principal

No palco principal, três talentos locais embalaram o público com muito forró e sucessos nordestinos que marcaram gerações.

22/06/2025 22h29
Por: Redação: V.M.R.C Fonte: Redação: Virou Manchete
Imagem: William Rocha/Patrick Abreu
Imagem: William Rocha/Patrick Abreu

O melhor São João da região já começou. Com mais de 50 mil pessoas ocupando o Espaço Camaçari, a primeira noite do Camaforró 2025, nesta sexta-feira (20/06), foi marcada por emoção e valorização dos artistas da casa. No palco principal, três talentos locais embalaram o público com muito forró e sucessos nordestinos que marcaram gerações.

                                                     

Abrindo os festejos, a turma do Seu Migué fez os forrozeiros apaixonados dançarem coladinhos, no ritmo do coração. “Uma honra muito grande abrir esse festejo tão importante para nossa cidade. Fizemos o nosso melhor, cada show, cada apresentação tem uma emoção única e inesquecível”, enalteceu o vocalista da banda, Juliano Nunes.

                                                   

Elvis Salgado, apostou nos maiores sucessos do arrocha para embalar os visitantes, turistas e conterrâneos camaçarienses. “Tocar em Camaçari tem sempre um valor imensurável. Tocar no Camaforró então, é mais especial ainda. Quem é da terra sabe a relevância que essa festa tem”, disse o músico.

Simpa, conhecido por sua energia eletrizante e sincronia com diversos ritmos musicais, preparou um verdadeiro pot-pourri, mesclando xote, forró-pé-serra e arrocha. “São João é uma das minhas festas favoritas. Tocar na minha casa é sempre um motivo de celebração”, afirmou.           

                                         

                                     

O público aprovou a valorização dos talentos da terra. “Estou amando ver os shows de artistas que conheço, que tenho contato na rua, isso é maravilhoso. Eles precisam de incentivo e que bom que estão encontrando. Palco principal, primeiro dia do evento, realmente uma bela iniciativa”, avaliou Wilma Silva Sousa, 65 anos, moradora do bairro Gravatá.

O casal Cristiana Anjos, 28 anos, e Michael Severo, 34 anos, ambos moradores da Gleba C, aproveitaram para colocar o arrasta-pé em dia. “Está tudo muito lindo. Já dançamos bastante ao som, principalmente, de Seu Migué”, iniciou Cristiana. Em seguida, Michael teceu elogios aos conterrâneos. “Para nós que conhecemos alguns artistas que se apresentam hoje, é uma vitória. Ficamos felizes com a conquista dos amigos. Espero que eles cresçam ainda mais”, finalizou. 

A primeira noite também foi abrilhantada por Léo Estakazero, Bell Marques e Tierry.

Com 24 anos de carreira e arrastando centenas de admiradores do forró das antigas, Léo Estakazero coleciona sucessos como "Sapatilha 37", "Encosta N’Eu" e "Anjo Meu", canções atualmente cantados em todo o Brasil. Ele falou da alegria em voltar ao Camaforró. “Já estive aqui outras vezes e é sempre muito gratificante encontrar um público com sede de forró, com disposição para dançar e celebrar a diversidade da nossa cultural, tão linda, tão rica. Aonde sou bem recebido me sinto em casa”, enalteceu o músico.

O cantor Bell Marques, que movimenta centenas de fãs pelo mundo a fora, aproveitou o momento para definir os festejos juninos como uma celebração da diversidade, que mistura ritmos e culturas, sem perder a essência nordestina. “O São João é uma festa linda, não tem porquê restringir, tem espaço para todos”, pontuou o baiano.

Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), o Camaforró integra o calendário junino do município, que durante todo o mês de junho celebra Santo Antônio, São João e São Pedro em diversos bairros da sede e orla.

                                                   

                                                   

Para os próximos dias, a grade do palco principal ainda conta com Adelmário Coelho, Mestrinho, Cavaleiros do Forró, Flávio José, Tarcísio do Acordeon, Léo Santana, Natanzinho Lima, Klessinha, Nadja Meirelles, Edy Xote, Filé de Camarão, entre outros. 

Veja, abaixo, a programação completa:

21 de junho (sábado)
19h – Filé de Camarão
21h40 – Cavaleiros do Forró
23h10 – Núzio Medeiros
00h40 – Mestrinho
2h10 – Matheus Fernandes
3h40 – Natanzinho Lima

22 de junho (domingo)
19h – Flávio José
20h10 – Manu Bahtidão
21h40 – Edy Xote
23h10 – Adelmário Coelho
00h40 – Tarcísio do Acordeon
2h10 – Léo Santana
3h40 – Devinho Novaes

23 de junho (segunda-feira)
19h – Klessinha
20h10 – Henry Freitas
21h40 – Solange Almeida
23h10 – Nadja Meireles
00h40 – Ju Marques
2h10 – Kevi Jonny

Vila Maria Bonita encanta famílias e valoriza cultura na primeira noite do Camaforró 2025

Com um clima de aconchego, tradição e encontros, a primeira noite da Vila Maria Bonita, nesta sexta-feira (20), abriu os festejos do Camaforró 2025 com uma programação pensada especialmente para toda a família. O espaço, que integra o maior São João da Região Metropolitana, segue até o dia 23 e sendo um ambiente que abraça a cultura nordestina com afeto, memória e inclusão.

A Vila é o coração cultural do evento, onde a música, a dança e o teatro se misturam ao som da sanfona e ao brilho nos olhos das crianças. Com uma estrutura voltada ao acolhimento de públicos diversos – da primeira infância à melhor idade –, o local reuniu famílias inteiras para viver momentos inesquecíveis em meio às tradições juninas.

Entre os destaques da noite, o espetáculo musical “O Som do Forró”, apresentado pelo grupo Pé de Lata, emocionou e divertiu o público infantil e adulto. Inspirado na literatura de cordel, o espetáculo contou e cantou as histórias do forró e seus personagens, celebrando os ritmos, os instrumentos típicos como sanfona, zabumba e triângulo, e a riqueza da nossa cultura.

“É lindo ver as famílias, as crianças participando e propagando a nossa cultura e raízes nordestinas”, comentou a vocalista Adriana Almeida. A também vocalista, Patrícia Almeida, destacou o impacto nos adultos. “Resgata a memória afetiva de muita gente, que faz uma volta no tempo com as cirandas e revivem momentos da infância”.

E foi exatamente isso que viveu o músico Plínio Alves Júnior, de 28 anos, que levou os três filhos — Dandara, 5 anos, Maya 3 anos, e Enzo, 7 anos — ao lado da esposa Milena. “É muito importante ter esse espaço com segurança, onde a gente se sente à vontade para trazer nossas crianças. A programação está linda e diversificada”, disse, morador do bairro da Bomba.

A autônoma Ludmila Almeida, do Parque das Mangabas, também aproveitou o momento com a filha Pérola Yasmin, de 10 anos. “Ela adora quadrilhas. Viemos assistir e gostamos bastante. Pretendo vir nos outros dias”, contou.

Além da proposta familiar, a Vila também cumpre seu papel de valorização das raízes culturais de Camaçari e do Nordeste. Na noite de estreia, a cantora Nívea Lacerda encantou o público com um show solo marcando seu retorno aos palcos, com um repertório de forró raiz e suas vertentes como xote, xaxado e baião. “Foi tudo maravilhoso — a receptividade do público, esse espaço incrível que é único. É uma alegria fazer parte disso, valorizando nossas tradições”, celebrou.

A secretária de Cultura, Elci Freitas, ressaltou o sucesso da primeira noite. “Ter esses artistas da nossa cidade faz com que as famílias estejam aqui reunidas. As crianças, a nossa brinquedoteca a todo vapor… A Vila Maria Bonita é justamente esse espaço onde todos se sentem mais confortáveis e acolhidos. Pensamos nessa proposta para um público diverso — das crianças aos idosos — e os jovens também têm vez. A diversidade cultural está presente em cada atração”, afirmou.

Nesta sexta também se apresentaram Pedro do Xililique – A Sanfona Luminosa, Cia de Dança Corpo e Expressão, a quadrilha Canjica Mole, além das artistas Lu Laviny e Paula Alyandra.

Até o último dia do Camaforró, a Vila Maria Bonita reunirá mais de 25 atrações, mantendo viva a essência do São João tradicional, com cultura, afeto e muita festa para toda a cidade.                                                       

                                                   

Confira a seguir a programação dos próximos dias da Vila Maria Bonita:

Dia 21 (sábado)
17h às 17h30 – Intervenção Cia de Dança Corpo e Expressão
18h às 18h30 – Quadrilha junina Phoctá
18h50 às 19h10 – Quadrilha junina Coisinha Miúda
19h20 às 19h50 – Quadrilha junina Pé de Moleque
20h às 20h30 – Canjica Mole
20h40 às 21h40 – Inaldo do Forró
22h às 23h – Ronaldo Maraja

Dia 22 (domingo)
17h às 18h – Matheuzinho do Acordeon
18h10 às 18h30 – Quadrilha junina Flor de Lis
18h35 às 18h50 – Quadrilha junina Arraiá Santo Antônio
19h às 19h30 – Quadrilha junina Pode Misturar
19h40 às 20h20 – Quadrilha junina Palha de Ouro
21h às 22h – Bule-Bule
23h30 às 00h30 – Forró Na Hora

Dia 23 (segunda-feira)
17h às 18h – Intervenção Cia de Dança Corpo e Expressão
18h10 às 19h – Diagonais do Forró
19h10 às 19h30 – Quadrilha junina Popular
19h40 às 20h – Quadrilha junina Ancestral
20h40 às 22h – Fogueira Santa (participação especial)
22h10 às 23h – Thizio Acordeon
23h10 às 0h – Daniela Oliveira

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias